7 06 2008

Por falar em Papa, acabei nao postando as fotos da visita ao subterraneo da Basilica de Sao Pedro, no Vaticano. 

Rà, eu nao tenho maquina fotografica!

Mas minha mae tem..mas nao podia tirar foto la embaixo mesmo.

Enfim, posto fotos que achei na internet.

Tudo isso era a ceu aberto, e foi soterrado para a construçao da Basilica de S.Pedro

 

 

A visita foi esparro. De um ldo, minha mae deslubrada, obviamente (deslumbrada no bom sentido, eu tb fiquei), e totalmente a beira do desmaio (por falta de ar mesmo). Do outro, a arqueologa-guia do restrito grupo (so è possivel entrar x pessoas por dia, è preciso pedir com bastante antecedencia, mò coisa), que falava como se todos fossemos expert em historia romana. Mas deu para pescar coisas interessantes.

RESUMO: O apostolo Pedro foi morto por nao aceitar o superioridade do imperador romano. Ele foi executado no circo de Nerone (Nero), que ficava, em parte, onde hoje è a Praça de S.Pedro, no Vaticano. Logo apos a execuçao, começou o culto à sua tumba. Cristaos (o cristianismo so foi oficializado por Constantino, no final do seculo IV DC) começaram a querer ser enterrados ao redor da tumba de Pedro, e logo criou-se um pequeno cemiterio. A epoca, era comum que as tumbas reproduzissem casas, com comodos, nos quais eram colocados as urnas – belissimas, todas esculpidas em marmore – ou os vasos com as cinzas. 

Dai que o imperador Contantino resolveu, sobre este cemiterio, fazer uma basilica em culto a S. Pedro…Aterrou tudo e construiu, no final do seculo IV DC, a primeira Basilica de S.Pedro.

ai, depois termino de escrever…heuheuheehuehueheuhe.a foto mostra justamente as escavacoes que foram feitas, ja no inicio do seculo XX, aos subterraneos, e mostra justamente como era esse cemiterio criado ao redor da tumba de Pedro, com verdadeiras ruas e casinhas….tudo isso era a ceu aberto, entre os seculos I e IV, qnd foi soterrado e hoje, obviamente, se encontra abaixo da atual Basilica, que è do seculo XVI, feita em cima da Basilica de idade constantiniana, do seculo IV e que teve de ser demolida justamente no XVI pq ameaçava ruir. (o seculo IV ja representa a decadencia do imperio romano, as construçoes ja nao eram feitas com tanto rigor)….

abaixo, exemplos de mosaicos que decoram essas cameras…è curioso notar que o primeiro representa jesus cristo, nos primeiros seculos DC. Neste periodo nao se representava a cruz, pois a cruz ainda era utilizada como forma de execuçao. 

Representacao de Jesus Cristo. Este mosaico orna o teto de uma das cameras mortuarias.

Mosaicos decorativos no chao de uma das “casas”.

 

 

Anúncios

Ações

Information

3 responses

8 06 2008
dany

sá,
passei algum tempo sem poder vir, mas continuo fiel: adoro ler suas notícias!!

9 06 2008
Ricardo Rigo

Irmão…
fiquei mais culto depois deste post Hehehe

9 06 2008
lu

ADOREEEIII!!! LINDO!!! deve ser um “mix” de sensações: êxtase, suspense, sufocamento, retorno a um passado mto longínquo….friozinho na espinha!!!!!!!rsrsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: