10 02 2008
Eh incrivel como uma cidade pode reservar surpresas. Do caminho do ponto de onibus para casa, ha um conjunto belissimo de construçoes da epoca dos romanos. Logico que eu, sempre atento a desviar dos cocos de cachorros que infestam a cidade, so fui perceber pouco tempo atras.

 (Adendo: me lembrei agora do documentario brasileiro de Joao Jardim “Janela da Alma”, super recomendavel).

 Voltando ao plot inicial. Ontem, resolvi dar uma para olhar mais de perto o conjunto. Na entrada, a placa informativa jà avisa que por ali muita historia rolou:

“Complexo Monumental Santa Agnese:

Catacumbas, séc. II- IV

Basilica Constantiniana – zona arqueologica séc. IV

Mausoleu de Constanza, séc. IV

Basilica Onoriana, séc. VII”.

Era um fim de tarde chuvoso, introspectivo. Vou entrando vagarosamente, com ar contemplativo. Quando chego a um patio, começo a ouvir uma gritaria. Protesto de partido politico? Invasao de novos povos bàrbaros? Dois italianos conversando?

Nada disso. Eis que ando mais dois passos e vejo um monte de marmanjos correndo de um lado ao outro. Tava rolando a maior pelada! Pois nao è que o Complexo Monumental Santa Agnese è uma area esportiva? Com direito a quadra de futebol, volei e basquete e pistas de bocha para os velhinhos, integrantes de uma faixa etaria expressiva da populacao italiana.O choque foi grande, confesso. E todo mundo ali, “na normalidade”, como se o centro estivesse em uma praça qualquer.

Santa Agnese Futebol Clube! 

   dsc00037.jpg

Quadra do volei com Mausoleu de Constanza (séc. IV) ao fundo. 

Anúncios

Ações

Information

One response

2 03 2008
stella

Roma tem dessas. Sabe por que o metrô daí é tão pequeno? porque toda vez que fazem escavações para aumentar as linhas, encontram um sítio arqueológico e aí pára tudo. abrem outro túnel, e encontram outro. e por aí vai, e os romanos que se virem com o transporte de superfície mesmo e fiquem loucos com o tráfico caótico da cidade. falando nisso, já rolou a emoção de subir no ônibus, não validar o bilhete e topar com um fiscal que fareja sua contravenção e vem lhe pedir para conferir a passagem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: