3 01 2008

Hoje fiz o roteiro religioso de Roma. Logico que fui no Vaticano – tinha passado pela frente antes, mas sem entrar. Ja o conhecia de viagens anteriores, mas è sempre de tirar o folego. Mas o f*** foi subir na cupola e ver a cidade toda la de cima.

A surpresa da noite foi entrar, meio que sem querer, na Basilica Santa Maria in Trastevere. La, descubro que a construçao provavelmente foi o primeiro lugar oficial de culto do cristianismo, religiao “oficializada” no seculo III DC pelo imperador Constantino.

Bem, tanto no Vaticano quanto em S.Maria in Trastevere pude notar como a igreja Catolica lucra em cima dos fieis e turistas. Subir na cupola da Basilica de S. Pedro custa 7 euros. Desembolsando tal valor, o peregrino moderno tem direito a pegar um elevador e depois subir mais 322 degraus. Quem quiser economizar, pode pagar 5 euros, nao pegar o elevador no inicio e subir uns 200 degraus a mais.

Achou ruim? Ajoelha e reza!

E sabe o que tem no teto da Basilica de S.Pedro, antes de subir na cupola propriamente dita? Uma loja de souvenir! Medalha comemorativa do jubileu (que foi em 2000)? Custa a bagatela de 22 euros.

Ainda bem que nao sou catolico fervoroso. Portanto: PQP!

E na Basilica de S. Maria in Trastevere, è possivel ver a belissima cupola iluminada com mosaicos do seculo XII. A luz è tanta que as fotos saem lindas. Mas isso se alguem colocar uma moeda de 50 centavos. que dà direito a tres minutos de iluminacao…

Usura? Indulgencias? Nao tinham saido de moda com o fim da Idade Media?

 rome_trastevere_2.jpg

Basilica Santa Maria in Trastevere; pagou, olhou.

Anúncios

Ações

Information

2 responses

9 01 2008
Ema

Depois falam mal dos judeus.l..

10 12 2009
Leandro

Me desculpe, mas acho que embora esse tipo de “cobrança” seja muito comum em Roma, como seriam mantidos todos estes ambientes? Até no Brasil isso existe… Diversas igrejas em cidades históricas cobram ingresso. Não é por causa disso que as pessoas devem deixar de ver estas maravilhas de Roma. Só sabe como é bonito quem vê ao vivo. A experiência é inigualável…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: